Veja tudo sobre Santo Antônio do Leste (MT): população, localização, economia, saúde, e educação

A cidade de Santo Antônio do Leste, situada no Estado do Mato Grosso (MT), tem população estimada de 5.174 habitantes. O município tem área de 3.404,57 km2, assim a densidade demográfica é de 1,04 habitantes por km2. O atual chefe do administrativo é o(a)prefeito(a) é Miguel Jose Brunetta.

O principal bioma de Santo Antônio do Leste-MT é a Cerrado e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,655.

Na economia, a remuneração média do trabalhador santo-antoniense-do-leste é de 2,5 salários mínimos por pessoa. O índice de ocupação de pessoal em Santo Antônio do Leste é de 14,9% (725 pessoas). O PIB per capita, ou seja, o Produto Interno Bruto por pessoa, é de R$ 76.131,93.

O orçamento de Santo Antônio do Leste registrou R$ 28,91 milhões em receitas e as despesas totalizaram 24.778.780 milhões. O resultado contábil em Santo Antônio do Leste ficou em R$ 4,13 milhões.

A taxa de mortalidade infantil em Santo Antônio do Leste é de 53,57 óbitos por mil nascidos vivos. O saneamento básico atinge 2,9% de esgotamento sanitário.

Santo Antônio do Leste tem 3 estabelecimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A arborização atinge 60,4% das vias públicas e a urbanização é de 1,7%.

A taxa de escolarização de Santo Antônio do Leste, considerada a faixa de 6 a 14 anos, é de 85,3%. A cidade possui 3 escolas vinculadas ao ensino fundamental e 1 voltadas para o nível médio. São570 estudantes matriculados no ensino fundamental e 129 no ensino médio. Já o número de professores é de 37 no ensino fundamental e 18 no médio.

Na avaliação da qualidade da educação no ensino fundamental, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Acrelândia obteve nota 5,5 para os anos iniciais e nota 4,8 para os anos finais.

Fontes:

• População estimada: IBGE – 01/07/2019
  • População no último censo: IBGE, Censo Demográfico 2010
  • Densidade demográfica: IBGE, Censo Demográfico 2010
  • Salário médio mensal dos trabalhadores formais: IBGE, Cadastro Central de Empresas – 2017
  • Pessoal ocupado: IBGE, Cadastro Central de Empresas –  2017
  • População ocupada: IBGE, Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) 2017 (data de referência: 31/12/2017) e  IBGE, Estimativa da população 2017 (data de referência: 1/7/2017)
  • Rendimento nominal mensal per capita: IBGE, Censo Demográfico –  2010
  • Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: IBGE, Censo Demográfico – 2010
  • IDEB: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – Censo Educacional  – 2017
  • Matrículas estudantes e número de docentes e escolas: INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>.
  • PIB per capita: IBGE
  • Percentual das receitas oriundas de fontes externas: Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) 2015
  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD
  • Receitas e Despesas: Siconfi: Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – 2017